Na manhã do dia 26 de março de 2025 foi realizada no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Afogados da Ingazeira, a audiência pública do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para Iluminação Pública do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ/PE). O evento reuniu representantes dos sete municípios consorciados — Betânia, Brejinho, Ingazeira, Serra Talhada, Sertânia, Solidão e Triunfo — com o objetivo de apresentar à população a proposta da PPP, esclarecer dúvidas e coletar contribuições da sociedade e do mercado.
A iniciativa, que beneficiará diretamente mais de 168 mil habitantes da região, visa à modernização, eficientização energética, expansão, operação e manutenção da rede municipal de iluminação pública dos municípios participantes. Trata-se de um projeto regional estruturado com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP), sob coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (SEPPI) da Presidência da República e apoio do Ministério das Cidades. A modelagem conta com o assessoramento técnico da CAIXA e consultorias especializadas da Accenture e do escritório Moysés & Pires.
O presidente do Consórcio Cimpajeú e prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, reforçou a importância da participação popular na construção de soluções que impactam diretamente o cotidiano da população e convidou todos os cidadãos a contribuírem com sugestões.
Durante a Audiência, o Bispo Don Limacedo reforçou a importância do projeto, dizendo que “cidade iluminada é uma cidade que tem tudo para estar mais tranquila, mais protegida. Mais cidadãos e cidadãs vão conseguir caminhar, chegar até onde deseja, de forma mais segura. “
André Arantes, representante do SEPPI, destacou que o modelo consorciado entre municípios viabiliza a oferta de um nível de serviço equivalente ao das grandes capitais para todas as cidades participantes do projeto. Ressaltou ainda que se trata de uma iniciativa de desenvolvimento, baseada em um modelo inovador de atração de investimentos, no qual a remuneração do parceiro privado está vinculada ao seu desempenho na prestação dos serviços.
Alexandre Silveira Barbosa, representante da CAIXA, evidenciou a previsão de 63% de eficientização do consumo de energia, a melhoria na percepção de sensação de segurança dos usuários, principalmente das mulheres, o aumento das atividades comerciais, valorização do patrimônio Público, a redução de acidentes de trânsito e a alteração do uso de que equipamentos Públicos (Praças, parques, campos de futebol, entre outros) nos períodos noturnos.
A Consulta Pública permanece aberta até o dia 14 de abril de 2025. Os documentos licitatórios e formulários para envio de contribuições estão disponíveis no site oficial do projeto: https://pppipcimpajeu.com/documentos.